top of page

4 previsões para o mercado de trabalho em 2023

  • secretariaprocemp
  • 6 de jul. de 2023
  • 5 min de leitura

ree

Em 2022 vimos muitas mudanças acontecerem no mercado de trabalho e a consolidação de outras tendências que já haviam sido previstas em 2021.


Separamos alguns pontos importantes para você ficar atento dentro da sua empresa e se anteceder a possíveis questões antes que elas se tornem problemas.


1. Contratação de talentos x mercado de trabalho em 2023


Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, ouviu cerca de 40 mil empregadores em 40 países, sendo que no Brasil, foram 1.030 entrevistados, e os resultados indicaram que o Brasil atingiu o índice de 81% em escassez de mão de obra, ficando em 9º lugar no ranking mundial.


A média global da dificuldade de contratação de talentos fica em 75%, sendo assim, o Brasil está passando pelo pior momento quando o assunto é preencher vagas de emprego.


A situação fica ainda mais difícil quando falamos de microempresas, que são as que mais tem problemas ao fechar vagas, ao passo que as grandes empresas também enfrentam a questão, mas em algum nível, ainda conseguem atrair mais talentos.


O que é compreensível, visto que as grandes empresas conseguem atrair mais candidatos pelo seu histórico, credibilidade e employer branding, mas mesmo considerando esses fatores, ainda existem barreiras nas contratações.


O que podemos tirar de insight desse estudo é que o poder de decisão, mais do que nunca, está nas mãos dos trabalhadores mais qualificados, que entendem que é possível optar por empresas que melhor condizem com suas prioridades atuais.


As informações levantadas nesse estudo, os empregadores entrevistados concordaram que o mercado de trabalho em 2023 vai enfrentar ainda mais dificuldade de contratar profissionais em algumas áreas, se comparada com outras, sendo elas:

  • 40% dos entrevistados informaram que o setor de Tecnologia da Informação e Dados será mais difícil para contratar funcionários

  • 32% disseram que a área de atendimento e suporte ao cliente também será difícil realizar novas contratações

  • Para 23% dos entrevistados, a área de operações e logística também enfrentará dificuldades

  • Enquanto 21% dos empregadores ouvidos acreditam que os setores de marketing, vendas e administrativo também disputar por talentos

(*a soma dos percentuais ultrapassa 100% porque os empregadores entrevistados podem ter indicado mais de uma área de atenção)


Portanto, fique atento ao buscar profissionais nessas áreas. Alguns pontos podem te ajudar nessas contratações, como: alinhar corretamente o escopo da vaga, divulgar em bons portais recolocação profissional, mas o principal é fazer um bom recrutamento e seleção.


E se você tem dúvidas de como fazer um bom recrutamento online e as formas de avaliar cultura nessa fase do processo seletivo, não deixe de conferir o post que fizemos sobre esse tema e se prepare para o mercado de trabalho em 2023!


2. Inteligência artificial e automação de processos


Os softwares de recrutamento e seleção continuarão em alta no mercado de trabalho em 2023 e a inteligência artificial agora é um aliado dos profissionais de RH.



ree

O mercado de trabalho em 2023 deverá seguir as tendências envolvendo o uso da inteligência artificial.


A automação de processos seguirá com ainda mais força nesse ano, e isso é uma boa notícia para o RH, que terá ainda mais facilidade nas suas tarefas cotidianas, quanto para candidatos, que terão mais confiança de resultados confiáveis e justos, desde a contratação até o desligamento (sejam eles voluntários ou involuntários).


3. Profissões que estarão em alta no mercado de trabalho em 2023


Ainda dentro do assunto que rondam as contratações de talentos, algumas profissões estarão em alta no mercado de trabalho em 2023, portanto, atente-se ao recrutar esses profissionais, avaliando qual o salário praticado e o que está sendo oferecido com relação as atribuições do cargo e benefícios.


Ao que tudo indica, a demanda por esses profissionais só tende a aumentar e caso a empresa não esteja de acordo com as práticas do mercado de trabalho em 2023, poderá ficar sem conseguir contratar nessas áreas.


ree

Fique de olho nas profissões mais requisitadas para esse ano, pois você pode ter dificuldade nessas contratações!


Dentre as mais requisitadas para o mercado de trabalho em 2023, segundo o Glassdoor, podemos mencionar principalmente:

  1. Área de tecnologia e segurança cibernética: não surpreende que a profissão mais em alta no mercado esteja atrelada a segurança cibernética. Com as leis de proteção de dados (LGPD) somado ao mundo cada vez mais digital, é uma consequência clara que esses profissionais se tornariam cada vez mais procurados. Além disso, é um cargo que, em sua grande maioria, tem maior disponibilidade para vagas remotas.

  2. Engenheiro de dados: ele é responsável por organizar e gerenciar os dados da empresa, desde a confecção de relatórios, até a apresentação de métricas sobre os departamentos. Esse profissional deve ser comunicativo e ter uma visão analítica dos negócios, a fim de levar inovação para o alcance das metas da empresa.

  3. Analista de desenvolvimento de sistemas: essa profissão tem se destacado nos últimos anos e em 2023 continua em uma crescente. Esse profissional desenvolve, implementa e atualiza sistemas para a empresa, visando o melhor alcance dos objetivos propostos pela empresa, por meio de softwares. Mais uma profissão voltada para a tecnologia, que continuará a trazer cada vez mais benefícios em automação de processos, segurança e confiabilidade de resultados.

4. Tendências para o RH e o mercado de trabalho em 2023


O que o RH e o mercado de trabalho em 2023 compartilham de ideias? Com certeza, a que podemos mencionar primeiro, que é uma preocupação do mercado e deve ser acompanhado de perto pelo RH é o interesse dos profissionais em equilibrar a vida pessoal e profissional.


Quando uma pessoa deixa o quadro de funcionários da empresa de forma voluntária, é sempre complicado conseguir encontrar uma pessoa para colocar no seu lugar enquanto os demais da equipe tentam fazer o trabalho que essa pessoa fazia.


E isso já acontece quando falamos de perder um funcionário, agora imagine perder vários ao longo dos meses?


Outros profissionais podem ocupar esse cargo, mas as pessoas não são completamente substituíveis, porque levam embora toda uma bagagem de conhecimento sobre aquele trabalho e sua empresa, que outras pessoas vão levar tempo para desenvolver.


Por isso, perder talentos para o mercado pelo fato da empresa não acompanhar as mudanças que estão acontecendo dentro da própria força trabalhadora, é um erro e que não deve acontecer repetidas vezes.


As pessoas que trabalham na empresa são responsáveis por quem faz a organização acontecer diariamente e isso não deve ser ignorado.


O mercado de trabalho e o RH andam lado a lado, afinal, é o mercado que vai ditar algumas das tendências que o RH precisa acompanhar para continuar atraindo candidatos e retendo seus talentos já conquistados.


Já conhece a Procemp Cursos Brasil?


Nós somos a melhor escola profissionalizante do Mercado. Temos diversos cursos de formação profissional curricular. Ligue agora mesmo e saiba nossa grande de curso: (41) 30372910. Ou mande um Whatsapp: (41) 9.9634-4330

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png
bottom of page