top of page

As 7 melhores dicas para você começar a trabalhar como cuidador de idosos

  • secretariaprocemp
  • 9 de fev. de 2022
  • 4 min de leitura

ree

O mercado de trabalho para cuidadores de idosos tem crescido muito nos últimos anos. Isso devido ao grande aumento da população idosa no Brasil, além da mudança no perfil das famílias brasileiras. Antes, os lares eram maiores, e geralmente havia alguém para cuidar dos idosos. Hoje, com média de 1,7 filhos por casal, a realidade é outra.

O aumento da população idosa é um fenômeno mundial que vem se desenvolvendo com intensidade no Brasil. Enquanto a Europa tardou 100 anos para dobrar o número da população idosa, o Brasil alcançará esse feito por volta de 2035, dobrando o número de idosos em relação ao ano de 2010, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um estudo feito pela Fundação Dom Cabral (FDC) revelou que hoje, no Brasil, a população 60+ representa 16% da população, mas em 2050 representará 30%, ou seja, quase o dobro.

A profissão de cuidador de idosos é muito promissora e, a cada dia, novas pessoas estão buscando se preparar para ingressar nesse mercado, enquanto profissionais já experientes têm se capacitado para adquirirem mais diferenciais. Por isso, selecionamos 7 dicas para você que quer começar a trabalhar como cuidador de idosos:

1. Conheça mais sobre a rotina de um cuidador

O cuidado com idosos é uma área muito gratificante, mas cheia de desafios. Por isso, pesquise sobre a área, converse com profissionais que já trabalham como cuidadores e em diferentes locais (residências, hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos, dentre outros) e avalie se você tem o perfil para atuar na área.

Há diversos espaços nas redes sociais como grupos no Facebook, canais no YouTube ou páginas no Instagram que trazem informações “diretas da fonte”, com cuidadores de idosos contando sobre a rotina de trabalho, salários e até mesmo tirando dúvidas do dia a dia.

Isso pode trazer bastante clareza sobre todo o contexto antes de dar qualquer passo!

2. Faça cursos de qualificação

Uma das principais exigências para algumas famílias ou agências é a certificação em algum curso para cuidadores de idosos. Portanto, busque escolas especializadas que possam trazer a você todo o conteúdo teórico e prático para ingressar na área. Antes de fechar qualquer negócio, pesquise por várias opções, conheça a escola, a reputação e a avaliação dos alunos que já estudaram por lá. Um bom curso pode fazer a diferença na sua carreira!

Verifique se o curso escolhido tem a carga horária mínima de 160 horas, sendo 25% de aula prática (estágio/voluntariado).

Além disso, se mantenha sempre antenado e ativo nos estudos. As informações se renovam sempre e é muito importante estar atualizado.

3. Busque agências de emprego especializadas

Há diversas agências de emprego para cuidadores de idosos espalhadas pelo Brasil. Algumas delas, inclusive, contratam profissionais sem experiência na área, mas com curso de cuidador de idosos.

Nesse momento, é importante avaliar sua disponibilidade para iniciar e em qual regime. É comum receber ofertas para atuar como cuidador de idosos folguista ou em plantões esporádicos, mas esse início é primordial para trazer experiência e contatos na área. É importante também ter bastante atenção nos processos seletivos. Preparamos algumas dicas:

  • Se ficar interessado na proposta, demonstre sua motivação em conquistar a vaga;

  • Mantenha uma linguagem mais formal, evitando gírias;

  • Seja claro e transparente em relação ao seu histórico: a verdade é uma grande fortaleza nesse momento;

  • Vista-se adequadamente para a ocasião e atente-se também a higiene e cuidados pessoais.

4. Ofereça trabalho voluntário

Há diversas instituições e ONGs confiáveis que buscam por cuidadores de idosos voluntários para realizar atendimento a pessoas idosas que não possuem condições de custear um profissional.

Essa ação, além de trazer experiência, pode beneficiar diversas pessoas e proporcionar a sensação de fazer o bem que nenhum dinheiro poderia pagar. É uma ótima oportunidade!

5. Procure estágios de cuidador de idosos

Os estágios são uma alternativa para poder exercer a função de cuidador durante o período de estudos, mas de forma supervisionada. Ele pode ser feito em ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Esse conhecimento pode trazer naturalmente a tão esperada experiência prática e, além disso, reforçar sua rede de contatos, permitindo que conheça mais pessoas da área no estágio.

*Importante validar se neste momento de pandemia as instituições estão aceitando estágio ou trabalho voluntário.

6. Visitas técnicas

Durante o período de estudos em um curso de cuidadores de idosos, possivelmente a escola poderá promover uma visita técnica com os alunos em ILPIs, clínicas ou hospitais. Essa atividade é super importante para poder acompanhar na prática como é o trabalho de um profissional da área.

Não deixe de observar os detalhes, pois são eles que compõem boa parte da rotina de um cuidador: a atenção individualizada, a gestão dos hábitos da pessoa idosa acompanhada e, principalmente, a particularidade de cada pessoa.

7. A importância do networking

Networking é uma palavra que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa “rede de contatos”. O networking é fundamental no mundo profissional e na área de cuidadores de idosos não é diferente.

“Mas como eu posso começar a construir minha rede de contatos?”

Sabemos que ter uma rede é importante, mas pode ser trabalhoso. Por isso, separamos algumas dicas para que você comece a construir a sua:

  • Mantenha contato com os colegas e professores do seu curso: eles são profissionais experientes e podem fazer a diferença;

  • Participe de grupos e curta páginas relacionadas ao tema “cuidador de idosos” em suas redes sociais. Mas, o principal é: interaja nelas. Quem é visto, é lembrado;

  • Esteja sempre antenado no mercado: faça cursos, participe de palestras, fóruns e seminários, etc. Conheça quem são as pessoas de influência no mercado de trabalho de cuidadores de idosos;

  • Não perca a oportunidade de estar em locais que contam com cuidadores que já atuam (estágio, visita técnica, etc.), conheça os profissionais e faça contatos.

Lembrete importante: fazer networking não é ser interesseiro, é criar laços e permitir trocas. Para isso, é necessário construir uma via de mão dupla onde todo mundo ganha. Portanto, esteja preparado para poder oferecer coisas boas para as pessoas e poder desfrutar também de todos os benefícios do networking.


Outra forma muito importante de consolidar sua rede de contatos é participar de alguma associação de cuidadores de idosos. Lá você pode contar com o acompanhamento de diversas pessoas da área e desfrutar de diversos outros benefícios.


E dai, que tal começar a sua carreira como cuidador de idoso?


A Procemp Cursos Brasil é uma escola especializada na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Temos uma grade de curso bastante extensa, preparada para tender você (Aluno) da melhor forma possível. Confira agora mesmo, apenas clique aqui! Ou ligue: (41) 3037-2910.


 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png
bottom of page