top of page

O que um administrador faz na prática?

  • secretariaprocemp
  • 14 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

ree

O que um administrador faz?


Um administrador tem múltiplas responsabilidades e funções dentro de uma empresa — ele é responsável por liderar pessoas, estruturar processos gerenciais e controlar recursos internos, como tempo, finanças e materiais.


Ele atua também como gestor, organizando atividades, distribuindo tarefas aos liderados e mantendo a equipe focada em atingir metas e objetivos organizacionais.


Para isso, o profissional trabalha no planejamento e na execução de táticas e estratégias para que os propósitos da empresa em que atua sejam alcançados, como elevação do lucro e expansão das operações.


Um administrador, ainda, é responsável por desenvolver soluções para resolver eventuais problemas e desafios corporativos, além de monitorar e cobrar resultados dos demais colaboradores.


Vale destacar que, atualmente, ele exerce um importante papel na adoção de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social dentro das organizações, alinhando-as com as exigências da sociedade.


Recursos Humanos


O setor de Recursos Humanos é um dos que mais apresenta demanda por administradores, já que se trata de uma área estratégica em qualquer negócio.

Toda organização precisa de profissionais capacitados para atuar no treinamento e na contratação de novos colaboradores, além de auxiliar nas ações de integração e treinamento desses funcionários.


Entre as principais características do administrador que trabalha com RH estão aquelas inerentes ao contato com pessoas, ou seja, habilidades interpessoais, espírito de liderança e proatividade.


Logística e compras


Como já mencionamos, a administração apresenta possibilidades ligadas a diferentes vertentes — uma delas é a área de logística. Nesse setor (e no de compras), o administrador utiliza as técnicas e o conhecimento adquirido durante a formação para organizar e gerenciar atividades ligadas à aquisição, ao transporte e ao armazenamento de materiais.


Por isso, ele atua:

  • traçando rotas e processos de entregas mais rápidos e eficazes;

  • organizando o armazenamento de materiais para minimizar perdas e reduzir custos em armazéns e depósitos;

  • gerenciando veículos e equipamentos voltados para a manipulação de produtos etc.


Aqui, vale destacar que o mercado para quem trabalha com logística é bastante satisfatório e promissor, sobretudo para o administrador que tem uma boa formação e está sempre em busca de aprendizado contínuo. A demanda é grande, e as empresas costumam dar destaque aos profissionais devidamente qualificados.


Marketing


O marketing é uma área que vem cada vez mais sendo incluída nos cursos de nível superior, com o objetivo de tornar os profissionais ainda mais preparados para suprir as demandas do mercado. Um equívoco bastante comum é pensar que o marketing se resume à criação de propagandas, comerciais e demais aspectos da publicidade.


Na verdade, o marketing é algo que vai muito além, sendo fundamental para o bom funcionamento de qualquer empreendimento. Suas ações visam promover o engajamento com o público-alvo, a satisfação do consumidor e, consequentemente, os lucros do negócio.


Produção


O setor produtivo apresenta demandas em empresas e indústrias públicas ou privadas tanto para profissionais formados em Engenharia de Produção, quanto em Administração.

Na área de produção, o administrador é responsável por controlar e organizar os processos e equipes envolvidos na confecção de produtos. É muito requisitado em indústrias, sendo encarregado de:

  • estabelecer rotinas mais eficientes para a produção;

  • estruturar equipes de funcionários (motivando-as e promovendo ações de treinamento e qualificação);

  • supervisionar e gerenciar colaboradores no processo produtivo, fornecendo suporte para a segurança deles nas linhas de produção;

  • gerenciar também atividades financeiras, como controle de fluxo de caixa e capital de giro, além da definição de investimentos;

  • buscar ferramentas e tecnologias que otimizem a confecção de produtos e diminuam os custos;

  • atuar em conjunto com as áreas de compras de insumos, de vendas e de logística para que as entradas e saídas de produtos ocorram de modo sistêmico, ágil e eficaz.

Vendas


O setor comercial é um dos mais importantes da empresa, pois, graças às vendas, é responsável em grande parte pela entrada de recursos financeiros. O administrador que atua como gestor comercial é encarregado de organizar estratégias que:

  • aumentem a prospecção de clientes;

  • elevem as vendas;

  • melhorem as abordagens dos vendedores aos potenciais consumidores;

  • ampliem a motivação e o engajamento dos vendedores.

Para obter sucesso nesse ramo, é fundamental que o administrador apresente boas habilidades de comunicação interpessoal e negociação, além de conhecer bem os objetivos da organização em que trabalha — assim como seus produtos e/ou serviços.


Financeiro


Essa é definitivamente uma das carreiras mais comuns para quem se forma em Administração. Nesse setor, o profissional que venha a atuar como gestor financeiro terá a responsabilidade de cuidar de processos que envolvem entradas e saídas de valores. Basicamente, ele traça e desenvolve atividades que lidam com:

  • pagamento de fornecedores e recebimentos de clientes;

  • pagamento de salários de colaboradores;

  • controle do fluxo de caixa;

  • obtenção e análise de indicadores e relatórios econômicos para avaliar a saúde financeira da empresa;

  • desenvolvimento de procedimentos que reduzam custos junto com os demais gestores da organização.

Com isso, já deu para perceber a importância do papel do administrador financeiro, certo? Trata-se de uma parte vital dos negócios por se preocupar com os seus recursos, otimizar o máximo possível o valor agregado das soluções da empresa em meio a um mercado competitivo e garantir um retorno satisfatório em tudo aquilo que foi investido.


Como é o cotidiano de um administrador?


O cotidiano de um administrador varia conforme sua especialização e nível de atividades (estratégica, tática e operacional).


Dependendo de onde e como venha a trabalhar, suas responsabilidades e funções terão diferenças significativas. Por exemplo, os administradores que atuam no nível operacional costumam lidar com atividades mais práticas, que necessitam de mais atenção na hora de serem executadas.


O que a Administração faz?


Em poucas palavras, a Administração e as competências a ela atreladas lidam com a gestão em suas mais variadas formas. Cabe aos estudos dessa área a missão de gerenciar recursos materiais, financeiros e humanos de uma organização ou de um projeto.


Quais são os desafios do mercado de Administração?


Como visto até aqui, são muitas as oportunidades e possibilidades para quem se especializa em Administração. No entanto, a concorrência na área também chama atenção.


Além de se capacitar e ter resiliência na busca por seus objetivos, você precisa se preparar para enfrentar um mercado acirrado, com diversos profissionais competentes e qualificados.


Qual é a importância de um curso na área de administração?


O curso é fundamental para atuar bem em cargos administrativos e ter boas perspectivas acerca da profissão, além de proporcionar conhecimento essencial para o cotidiano empresarial.


Com o curso em Administração, o profissional terá maior embasamento para desenvolver atividades estratégicas, liderar equipes e agregar novas ideias ao ambiente organizacional.


Sendo assim, a Procemp Cursos Brasil tem cursos especializados na área de administração, sendo alguns deles: Gestão Administrativa; Assistente Financeiro; Marketing Digital; Assistente de Marketing e Secretariado.


Entre em contato agora mesmo e faça sua matrícula.


Contato


- Telefone: (41) 3037-2910

- Rua dos Eucalíptos, 207 - Maracanã, Colombo - PR, 83408-485

(Em frente ao Banco do Brasil)

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png
bottom of page