O que é preciso para trabalhar como cuidador de idosos?
- secretariaprocemp
- 9 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

Você sabia que a população do mundo, de uma forma geral, está envelhecendo? Isso acontece pelas melhoras em condições sanitárias, pela queda da taxa de natalidade, pelo acesso maior a notícias quanto à qualidade de vida e também pela evolução da Medicina. De acordo com a ONU, o número de pessoas idosas vai ultrapassar os 3 bilhões em 2100. Impressionante, não?
Muitas famílias têm pessoas acima dos 60, 70 anos ou mais — algumas delas, precisam de cuidados específicos enquanto os familiares trabalham. Por esse motivo, a oferta de emprego de cuidador de idosos particular também cresce de maneira acelerada.
Não é à toa que, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de profissionais da área saltou inacreditáveis 547%! Então, se você já procurou saber tudo sobre Enfermagem e gosta de estar em contato com pessoas mais velhas, temos uma novidade valiosa: vai sobrar emprego de cuidador de idosos particular!
Neste post, nós da Procemp Cursos vamos trazer todas as informações necessárias sobre o cuidador de idoso. Vamos nessa?
1 O que é preciso para ser cuidador de idosos?
2 Quais são as atribuições da função?
3 Como está o mercado de trabalho para o cuidador de idosos particular?
4 Um bom curso de Cuidador de idoso é indispensável?
O que é preciso para ser cuidador de idosos?
Para conquistar um emprego de cuidador de idosos particular, você precisa ter, no mínimo, um curso de cuidador de idoso. Porém, focar apenas o nível básico vai fazer com que você seja um acompanhante com funções variadas.
Na prática, isso quer dizer que você poderá dar banho, fazer companhia, ajudar nas refeições, ministrar os medicamentos orais na hora necessária, entre outras funções. Porém, com o curso de cuidador de idoso, dá para ganhar muito mais qualificação, uma vez que terá amplas possibilidades de atuação.
Quais são as atribuições da função?
Para quem sonha com um emprego de cuidador de idosos particular, vale a pena prestar atenção em todas as atribuições da função, que trazem qualidade de vida aos cuidados.
Entre elas, estão:
cuidar da saúde, ao investigar a qualidade do sono, medir temperatura, garantir que os remédios estão sendo ministrados da forma certa, auxiliar em Fisioterapia, dentre outros;
promover o bem-estar, agindo com empatia, cuidando das emoções, dando afeto e trabalhando a autoestima;
tratar da alimentação, por exemplo, ao checar horários, cuidar do preparo dos alimentos, seguir um cardápio indicado etc.;
ficar atento ao básico do cotidiano, como a higiene, troca de roupas, observar ações e fazer relatórios aos médicos e familiares.
Essas funções são válidas para enfermeiros de idosos ou cuidadores. Mas vale lembrar que dar injeções, tirar sangue, auxiliar possíveis cirurgias e estar presente na UTI são funções apenas dos formados em Enfermagem.
Como está o mercado de trabalho?
É fato, a profissão é uma boa aposta. Fazendo um recorte específico para o Brasil, o cenário também segue animador. Quer ver só? De acordo com projeções do IBGE, um quarto da população terá mais de 60 anos em 2043. Para você ter uma ideia de comparativo com os números atuais, hoje os idosos são cerca de 13,5% dos brasileiros, o que equivale a 28 milhões de idosos.
Além da taxa de envelhecimento que cresce rapidamente, sabe-se que a ocupação de asilos têm crescido bastante — assim como as casas de repouso, que têm se tornado um negócio próspero.
De acordo com o Portal do Franchising, as franquias de casas para idosos, com serviços de Enfermagem, cuidadores e até fisioterapeutas, estão se tornando bons negócios e, por isso, são cada vez mais procuradas pelos familiares.
Aliás, são essas casas que mais trazem oportunidades de emprego e segurança na profissão. Ser autônomo também é uma possibilidade, porém, para quem está começando, é preciso ser conhecido e conseguir bons contatos. Dessa forma, logo no princípio da graduação, a dica é buscar estágio profissional para emprego de cuidador de idosos particular nesses locais.
Um Curso de Cuidador de Idosos é indispensável?
O Curso vai fazer seu salário crescer e traz mais possibilidades de atuação, cuidando da saúde do idoso. Por isso, a dica é buscar instituições que tragam um ensino de qualidade, com ótimos professores e ajudem você na busca por empregos.
Não basta ter uma grade curricular atualizada e professores com ótimo conhecimento de mercado. Na hora de decidir sobre um curso, questione como a instituição vai facilitar seu ingresso no mercado. Outro ponto é entender a opinião de alunos e ex-alunos do curso.
Aqui na Procemp Cursos, além de ótimos professores e disciplinas atualizadas, temos como missão qualificar os profissionais para o mercado de trabalho.
Gostou de saber sobre as possibilidades de emprego de cuidador de idosos? Então, fica nosso convite para saber mais sobre nossa instituição e se apaixonar ainda mais pela carreira!
Ligue agora e agende uma visita: (41) 3037-2910





Comentários