top of page

Primeiros Passos para Vender Online - Procemp Cursos Brasil

  • secretariaprocemp
  • 20 de jun. de 2022
  • 9 min de leitura

ree

Olá, parceiro (a)!


Sabe-se que há muitos anos a internet tem se tornado o principal meio de vendas. Nela, tudo é mais fácil, mais prático e mais rápido, e todas essas características acabam levando cada vez mais pessoas a vender e comprar na internet.

Atualmente, - principalmente no ano de 2020 - em função da pandemia que enfrentamos, vender pela internet se tornou mais do que prático, e sim necessário. Afinal de contas, encontramos na internet uma forma de continuar vendendo produtos, divulgando empresas e serviços, gerando conteúdos e mais uma série de vantagens que o mundo da internet nos possibilita. Imagino que você, que está iniciando a leitura desse e-book, tenha uma empresa, e como a maioria, tem muitas dúvidas sobre esse mundo.


Ainda que muitas coisas não sejam novidade, será que você conhece bem o meio em que está divulgando seu produto? E mais: você está divulgando da maneira correta? Quer saber como fazer tudo isso? A resposta é uma só: Não existe uma receita perfeita de bolo! Isso aí, não tem! Mas, isso não é motivo para desanimar. Bem pelo contrário, a internet é um desafio, são testes, são erros e acertos.


Nesse e-book queremos transmitir para você, dicas valiosas de como vender na internet e como utilizar essa OPORTUNIDADE a seu favor.


1 - Explicando a ferramenta: Loja virtual de cursos / E-commerce


Para iniciar, vamos falar um pouco sobre a ferramenta de vendas online. Existem lojas virtuais com todos os tipos de produto e o que as une é a forma de divulgação.


A plataforma e-commerce é um site de vendas online, onde você acessa de sua casa ou de onde estiver, escolhe o produto, seleciona a forma de pagamento, o efetua e recebe seu produto em casa, ou nos casos dos cursos, inicia o curso pelo celular ou computador. Esse tipo de plataforma é uma ótima oportunidade para quem não tem horários disponíveis para ir até uma escola ou loja, mas, mesmo assim, quer adquirir o produto.


Levando em consideração a forma com que vivemos atualmente, onde tudo é rápido, fácil e prático, o surgimento desse tipo de comércio aconteceu de maneira natural. Claro que para o cliente esse tipo de comércio é fácil e rápido, mas, para a empresa, esse processo é um pouco mais complexo e depende de alguns fatores, são eles: definir o produto; planejar o seu negócio; ter uma equipe especializada; definir público- alvo; definir formas de pagamento; analisar as ferramentas de divulgação; anunciar os produtos e fazer uma boa gestão. Agora que já sabemos disso, vamos falar sobre planejamento estratégico para lojas virtuais.


2 - Montando o planejamento estratégico da minha loja virtual de cursos


O e-commerce trouxe muitas mudanças na forma de conduzir os negócios. É importante estarmos preparados para todas as alterações de conceito na sociedade, no mundo, e logicamente, nas pessoas. É necessário COMPREENDER e se ADAPTAR às alterações para que não fiquemos no passado. Para acompanhar todas essas alterações, é necessário seguir à risca algumas regras: planejar, organizar, motivar, desenvolver estratégias e refazer processos de acordo com a necessidade. Agora que já sabemos quais regras devemos seguir, falaremos sobre algo muito importante: planejamento estratégico.


É visto que cada vez mais as pessoas têm mais tarefas e menos tempo livre, o que acaba resultando em menos tempo para realizar ações assertivas no dia a dia. Com essa situação cada vez mais frequente, um planejamento para ajudar a cumprir prazos e atividades e alcançar objetivos organizacionais é indispensável para quem quer iniciar um processo de divulgação online. O planejamento serve para estruturar ações que façam a empresa alcançar seus objetivos. Com um plano e objetivos bem estruturados, fica bem mais fácil de se alcançar um resultado satisfatório.


O planejamento deve conter o posicionamento da empresa perante o mercado, deve definir as ações a serem executadas, com a intenção de otimizar os resultados de campanhas de marketing. Dentro desse documento é importante que existam informações sobre o mercado em que a empresa atua, os concorrentes, as estratégias, os indicadores (o que está bom e o que precisa ser melhorado) e os objetivos.


Passo a passo para desenvolver um bom planejamento:


ree

Uma dica importante para montar seu planejamento, é estabelecer os 4P’s do marketing, são eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Os P’s são itens essenciais para criar estratégias assertivas. Toda a empresa precisa saber o que vende, o valor, onde o cliente encontra, e quais canais podem ser utilizados para divulgação.


Defina objetivos e metas: Determine o que você quer alcançar com as ações;


Defina os objetivos de forma realista: analise os resultados anteriores, verifique a situação no mercado e o desempenho para só depois criar as metas.


Após definir objetivos e metas, crie um cronograma para as ações e campanhas. Obs.: não esquecer das datas comemorativas.


Entenda o seu público-alvo: Estude seus potenciais consumidores (idade, gênero, onde moram e interesse comum de quem já é cliente).


Escolha os canais e as ações: É importante analisar os canais e os investimentos necessários.


Corrigir as ações: Assim como é importante colocar em prática as ações do planejamento, também é muito importante mensurar os resultados, saber o que deu certo e o que não deu, o que se deve continuar fazendo, o que se deve parar e até mesmo se é preciso investir mais em uma ação do que em outra. Agora que já aprendemos sobre o planejamento estratégico, vamos começar a falar da parte prática!


3 - Falando sobre a importância das divulgações na internet


A divulgação do seu produto é a ferramenta mais importante para alcançar seu público. É a chance de se tornar conhecido e fidelizar os clientes. A intenção é entrar na mente dos clientes para que, quando eles precisarem do produto que você comercializa, eles lembrem da sua marca. Além do conhecimento da marca e da fidelização do cliente, outro ponto positivo é a interatividade. A facilidade de manter uma comunicação em tempo real, trazendo o consumidor cada vez mais para perto da empresa.


Na internet é muito fácil customizar a informação, de modo específico para quem está acessando com interesse em consumir. Isso acaba facilitando com que o produto chegue exatamente para o público que realmente tem interesse.


O custo-benefício da internet é muito mais interessante, principalmente para empresas que estão iniciando no ramo. Investindo em uma ação na internet, você consegue abranger muito mais pessoas do que em uma campanha tradicional, e utilizando o mesmo orçamento, sem barreiras geográficas e 24 horas por dia, independente do dia e do horário.


Uma questão muito importante é que, nos veículos offline, não é possível fazer alterações de texto ou imagem. Nas campanhas online, é possível mensurar os resultados de cada ação e, caso o retorno não seja positivo, é possível corrigir e melhorar, trocar textos ou imagens.


E, por fim: o impulso de compra. Na internet você consegue aproveitar a vontade de comprar do usuário exatamente quando ele acontece, sem ser necessário ir até a loja, escolher o produto, passar no caixa e efetuar o pagamento. Na internet, o cliente escolhe, compra e paga com facilidade e rapidez.



ree

4 - Descobrindo ferramentas para divulgar os seus produtos na internet


Já sabemos que a internet é a melhor forma de divulgação do seu produto, mas, para isso, é importante utilizar a plataforma de divulgação correta. Com o avanço da utilização da internet para divulgação, cada vez mais é necessário lançar e disponibilizar plataformas de divulgação que atendam às necessidades das empresas. Neste material citaremos algumas ferramentas que podem ajudar.


Facebook Ads: essa é uma ferramenta de mídia paga que possibilita criar anúncios para Facebook e Instagram, de vários formatos de mídia e segmentos de público, através do interesse demonstrado nas redes.


Google Ads ou Adwords: essa ferramenta cria anúncios para o Google, através de links patrocinados.


Instagram: além de ser a quarta rede social mais utilizada no Brasil, 90% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede social. Uma pesquisa realizada pela Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, aponta que o Instagram é a rede social com maior engajamento, principalmente quando se refere a empresas e marcas. É necessário criar uma conta comercial e vincular a uma página no Facebook; publicar conteúdos relevantes sobre o produto, serviço, segmento e curiosidades do seu negócio; apresentar seus produtos; interagir com os seguidores e utilizar as ferramentas dos stories para captar leads (enquetes, votação e etc).


Whatsapp Business/ Lista de transmissão: o whatsapp, na versão business, possui várias funcionalidades que, se usadas de maneira correta, trazem um grande retorno para a empresa. Uma dessas funcionalidades é a lista de transmissão. Através dela você consegue enviar a mesma mensagem para um grande número de pessoas de uma só vez e de forma individual.


5 - Definindo público-alvo, raio de impulsionamento e investimento


Para divulgar seu produto na internet, você precisa definir alguns fatores cruciais para um bom retorno. Mesmo que a internet seja uma ótima ferramenta, é necessário estar atento a algumas informações. Por exemplo: Que público eu quero atingir? Qual raio eu posso alcançar? Qual valor devo investir? Todas essas informações são importantes para que, juntas e em equilíbrio, sua empresa alcance o objetivo.


Existem várias formas de impulsionar, você pode impulsionar uma imagem e analisar o número de acessos ou pode impulsionar um link de cadastro para captação de leads, como a BEL (Bolsa de Estudo Legal), por exemplo. Porém, de qualquer uma das formas, antes de iniciar as ações é importante definir o público e a persona que a empresa quer atingir, sendo que público-alvo é um grupo de pessoas ou organizações que têm um perfil semelhante, e a persona é um perfil mais detalhado do comprador, de forma individual. Para fazer essa definição é importante que a empresa pesquise o mercado em que está atuando, iniciar uma pesquisa com as pessoas interessadas, criar grupos e produzir conteúdos que atendam a necessidade de cada um, conhecer seu público e definir sua persona.


Além de definir seu público-alvo e persona, é importante definir o melhor local para impulsionar e divulgar seu produto, o raio de impulsionamento. Esse tipo de informação, quando adicionada ao seu conteúdo, pode ser uma maneira eficaz de aumentar sua visibilidade e engajamento.


Por fim, falaremos sobre quanto devemos investir em mídias pagas nas redes sociais. Atualmente, investir em impulsionamentos nas redes sociais e nos sites é praticamente obrigação da empresa. Esse recurso não é extremamente caro e o resultado é muito bom. Outra situação que deve ser levada em consideração: é possível mensurar os resultados e modificar as especificações da campanha durante sua atividade.


O valor investido não precisa ser de milhões de reais de uma vez só. Você pode montar diversas estratégias e testá-las de forma individual ou em grupo. Nesse caso, não existe uma regra de quanto investir. Tudo deve ser analisado através de testes de valores investidos em conjunto com o raio de impulsionamento e público que quer atingir.


6 - Entendendo sobre leads


Agora que já entendemos o que devemos fazer para impulsionar sua escola, vamos falar sobre leads. No marketing digital, a geração de leads é uma das estratégias mais importantes. O lead é uma possibilidade de venda, são consumidores com potencial que já demonstraram interesse em seu produto e que geralmente deixam seu contato, telefone e nome completo, em troca de um curso, por exemplo.


Porém, depois de iniciar uma ação de captação de leads e receber esses contatos, é necessário que se inicie um processo de relacionamento com esses leads e inseri-los no funil de vendas até que ele adquira o produto. Além do funil de vendas, precisamos iniciar outro processo: nutrição de leads.


A intenção do impulsionamento é captar leads e fazer com que esses leads se transformem em um cliente efetivo, mas, para que isso ocorra, é necessário criar um relacionamento com esse lead. É importante entender em qual estágio de compra que ele se encontra, suas necessidades ou interesses. Também é necessário manter esse lead sempre ciente dos produtos que você comercializa, ele precisa receber todas as informações do produto. Por último, demonstrar conhecimento e autoridade para que, quando ele resolver efetivar uma compra, procure por você, que já provou que entende do assunto. Manter um relacionamento ou nutrir o lead é solucionar dúvidas, enviar materiais e construir uma relação de confiança com o potencial comprador.


Agora que já entendemos a plataforma e-commerce, sabemos como realizar um planejamento estratégico, falamos sobre a importância de utilizar a internet nas divulgações, descobrimos ferramentas para divulgar e conseguimos definir os itens mais importantes para captar leads, devemos falar de um outro procedimento muito importante: criar vínculo com o cliente.


7 - Criando vínculo com o cliente


Já lemos até aqui o processo de captação, planejamento e ferramentas, porém, se você deve criar um relacionamento quando ainda se está na fase “lead”, por que não criar um vínculo quando o lead se torna um cliente, de fato?


Criar relacionamento com o cliente vai muito além do que você pensa. Criar um vínculo é a melhor maneira de fidelizar seu cliente, além de diferenciar sua empresa das concorrentes. Quem não gosta de receber um bom atendimento, não é mesmo? Quando o cliente recebe um contato agradável, carinhoso, focado somente nele, com novas opções e soluções, a chance dele procurar sua empresa para um novo negócio se multiplicam, pois a satisfação do público está diretamente relacionada à lucratividade da empresa.


Além de um contato agradável, é importante que o retorno seja rápido, empático, que transmita confiança e segurança, disponibilize suporte e esteja sempre disponível para receber feedbacks.


De um modo geral, sugerimos que a empresa tenha uma pessoa responsável por esse contato e que inicie este processo logo após a compra do produto. É importante que o contato de relacionamento com o cliente não se misture com o de cobrança, por exemplo, pois a intenção é ajudar o cliente e ser um canal de dúvidas e sugestões. Trabalhe a fidelização do seu cliente! Criar vínculo é um diferencial estratégico muito importante para ficar na memória do seu público.


E dai, gostou do conteúdo? Venha conhecer a Procemp Cursos Brasil, a melhor escola profissionalizante do Região.


Conheça mais sobre nossos cursos no site.


Ou ligue agora mesmo: (41) 3037-2910

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png
bottom of page