top of page

QUAL A VISÃO DO MEC EM RELAÇÃO AOS COMPONENTES CURRICULARES NAS AULAS DE REFORÇO?

  • secretariaprocemp
  • 15 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

As disciplinas de português e matemática constituem a base do trabalho das aulas de reforço na Escola Municipal Manoel Bandeira, no município paranaense de Campo Mourão, a 477 quilômetros de Curitiba. Ambas apresentam mais dificuldades para os estudantes da instituição, que tem 560 alunos matriculados, da educação infantil ao ensino fundamental.



ree

Os estudantes com defasagem no conhecimento ou dificuldades em acompanhar o conteúdo trabalhado em sala de aula são encaminhados a aulas de reforço pela professora regente da turma. “Encaminho os alunos que apresentam baixo rendimento nas disciplinas de português e matemática ou que estejam com conteúdo defasado por dificuldades de assimilação ou por motivo de transferência escolar”, explica a professora Maria Rita Roza da Silva. Graduada em geografia, com pós-graduação em psicopedagogia institucional, ela está no magistério há 11 anos.


As atividades ocorrem duas vezes por semana, no período do contraturno (turno oposto ao das aulas regulares) escolar. Os estudantes são reunidos em grupos com no máximo 10 componentes, de acordo com a faixa etária. É uma forma de facilitar o trabalho da professora de reforço e de melhorar a convivência entre os alunos.


“A participação nas aulas de reforço não é obrigatória”, esclarece a professora Ana Aparecida Morsch, diretora da escola desde 2002. Porém, quando os pais são informados sobre a necessidade e a importância dessas aulas para a melhoria do rendimento escolar, os alunos comparecem assiduamente. Segundo ela, os estudantes não veem as atividades extras como castigo ou compensação, mas como uma possibilidade de obter sucesso na aprendizagem.


Por fim, compreende-se da importância das aulas de reforço nas escolas que, muita das vezes, são escassas ou, até mesmo, pouco produtivas e, principalmente, sem apoio da própria comunidade escolar e da família. Devemos, então, estar sempre abertos às mudanças e sempre semear aquilo que faz bem, pois, ao final, serão as próprias crianças que colherão os frutos da aprendizagem.


REFERÊNCIAS:


MEC, Portal. Reforço Escolar. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33245.



Reforce sempre o que te faz bem!

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-1.png
bottom of page