Quero ser um eletricista, por onde devo começar?
- secretariaprocemp
- 19 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A área de eletricista é bastante ampla e um curso para iniciar seria o mais indicado para quem vai iniciar do zero na área.
Estes cursos têm duração aproximada de 1 a 12 meses, dependendo a carga horária de estudo semanal do aluno(a). E esse cursos são abordados temas como: normas, leis, segurança, esquemas elétricos entre outros.
Como em qualquer outra área, você precisa ter paixão pela profissão, além de estudar, se reciclar, aprender sobre novas tecnologias e equipamentos que o ajudarão no trabalho seguro, trazendo economia de tempo e dinheiro.
O que faz e onde pode atuar um eletricista?
Cuidar da manutenção elétrica atualmente não é uma tarefa fácil, principalmente por que temos o “Faça você mesmo” espalhados pelas redes sociais, como: Tik Tok e YouTube, onde o excesso de confiança em apresentar “jeitinhos” na hora de consertar uma tomada de forma improvisada, fazer a lâmpada LED queimada voltar a ascender e até “criar” equipamentos para reduzir a conta de energia sem conhecimento algum, acarretam riscos de acidentes e mortes.
O eletricista pode atuar em diversas frentes, desde autônomo a funcionário de empresa pública ou privada. Sua principal tarefa é a de cuidar da segurança elétrica destes locais, por meio da manutenção preventiva dos quadros elétricos, revisão periódica das condições das instalações elétricas, mas sua principal tarefa é atuar com segurança, tanto com sua própria vida como com a vida das demais pessoas.
O eletricista agrega conhecimento de forma fundamental à engenheiros eletricistas e projetistas, entendendo questões que, por muitas vezes, podem passar desapercebido durante um projeto, relacionando as dificuldades de cada local e encontrando meios de resolução do problema.
O profissional eletricista tem que conhecer normas como a NBR 5410, NBR 16384, NR 10 e participar ativamente de eventos relacionados a isso, tanto palestras, workshops, cursos para poder ficar atualizado sempre.
Eletricista autônomo
Como eletricista, você poderá atuar na instalação e manutenção de residências, comércios e pequenos escritórios, onde há uma grande demanda para isso, mas, mesmo sendo um profissional sem vínculo empregatício, seu compromisso e responsabilidade são os mesmos.
Procure sempre apresentar ao seu cliente cópias de cursos e certificados, ou mesmo sua página nas redes sociais com depoimentos de clientes satisfeitos.
Eletricista nas empresas e indústrias
Para quem quer trabalhar ou atingir novos cargos de eletricista em indústrias, é preciso também ter cursos específicos, dependendo da área de atuação.
Dentre os cursos existentes, podemos mencionar o trabalho em áreas confinadas e classificadas, onde o profissional deve saber e conhecer os riscos que isso representa além de ter muito foco, assim como em qualquer outro setor, visto que energia não tem cheiro, nem cor e causa acidentes em questão de segundos, por uma simples distração.
Áreas classificadas “Ex” requerem equipamentos especiais. Você sabe manusear estas ferramentas?
Se não sabe, profissionalize-se e não entre para a estatística de acidentes!





Comentários